sábado, 18 de julho de 2015

Os 13 porquês, de Jay Asher




Título: Os 13 porquês
Autor: Jay Asher
Editora: Editora Ática
Ano: 2009
Páginas: 256

"Os pequenos porquês antecipam as grandes causas. E com a morte não seria diferente! Mas, afinal, o que faz as pessoas atentarem contra a vida, a não aceitação ou o querer demasiado aceitar a si mesmo? Ser esquecida por todos ou estar sob a mira dos olhos inquisitivos da comunidade do 'tudo pode'? Não se sabe. Sabe-se somente que motivos houveram, irrisórios ou não, e que transformaram a vida de Hannah Baker a ponto de tudo o que houve." (nota do blogger)

Sobre os personagens principais: Hannah Baker, suicida que decide contar os motivos que a levaram a se matar; Clay Jensen, personagem que conta a história sob a sua perspectiva.

Sobre a obraImagine que num dia comum, você é surpreendido com uma caixa de papelão na porta de sua casa, sem remetente e destinada somente a você. Parece estranho, né? Mas foi exatamente o que aconteceu com Clay Jesen. O que havia dentro da caixa eram sete fitas cassetes que, com certeza, mudaria a vida daqueles que as ouvissem. E a voz, era de Hannah Baker, garota que se suicidara duas semanas antes. Mas o que Hannah poderia querer depois de morta? Claro, explicar os porquês de tudo o que houve! Segundo ela, havia somente treze motivos para toda a questão, e exatamente treze pessoas que, de certa forma, contribuíram para o trágico acontecimento. No decorrer do livro, ela vai desvendando todo o mistério de sua morte, num diálogo constante com Clay, que muitas vezes tenta desesperadamente se encontrar na trama. No entanto, deixa bastante claro que se as fitas não fossem passadas adiante, um terceiro, até então oculto na história, publicaria cópias das fitas. E no final, depois de toda a história desvendada, é possível concluir que sim, houveram motivos, irrisórios ou não, que transformaram a vida de Hannah Baker a ponto de tudo de houve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário