quarta-feira, 30 de maio de 2018

O menino do pijama listrado - John Boyne



Título: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Ilustrações: Oliver Jeffers
Editora: Seguinte
Ano: 2016
Número de páginas: 319

O menino do pijama listrado, de John Boyne, além de nos remeter a um dos períodos mais sangrentos da história da humanidade, a Segunda Guerra Mundial, nos faz viajar por um mundo puro e inocente de uma criança.

A obra conta a história de Bruno, um menino de 9 anos que em um dia ao chegar a sua casa encontra a empregada arrumando suas malas para uma mudança que afetaria toda a sua vida, ele teria que se despedir dos seus melhores amigos para sempre e acompanhar o pai, juntamente com sua mãe e irmã, para “Haja-Vista”. Durante muito tempo Bruno achou que estivesse completamente sozinho até que em um dia, olhando de sua janela, percebeu um grupo de pessoas de pijamas listrados.
Bruno decide explorar o lugar, assim como fazia em sua casa em Berlim, e encontra um menino magro de pijama listrado do outro lado da cerca que se chamava Shmuel. Os dois tornam-se amigos e, aos poucos os dois notam as diferenças entre e si e, mesmo assim, durante um ano permanecem amigos, ainda quem ninguém possa saber. A vida em “Haja-Vista” prosseguiu com seus altos e baixos, idas e vindas de soldados subordinados do pai de Bruno, até que a mãe e o pai decidiram que aquele lugar, tão próximo ao "campo", não era um bom lugar para se criar os filhos.
Um dia antes de voltar a Berlim e deixar seu melhor amigo para sempre, Bruno e Shmuel planejam um modo para que o garoto entre no lado da cerca onde viviam as pessoas de pijama listrado. Shmuel rouba um pijama como o seu para Bruno e, como o garoto havia raspado a cabeça por conta dos polhos, ficou extremamente parecido com as crianças tristes do outro lado da cerca.
 Chegando lá, as coisas não dão muito certo, a procura pelo pai de Shmuel que havia desparecido não surte efeito e quando Bruno se preparava para partir daquele lugar assustador assim tão de perto, os garotos são levados para marchar na chuva para um lugar fechado juntamente com os outros judeus. 
Depois desse dia Bruno nunca mais foi visto, apenas as roupas que usava quando vestiu o pijama foram encontradas.
Confesso que chorei durante a leitura, mas o modo de escrita do autor é lindo. Simples e ainda assim tocante. Tenho certeza que nunca serei capaz de ver a adaptação do livro para o cinema sem que inunde o recinto. 
Espero que vocês também possam se emocionar nesta leitura.

Por Íris Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário