quarta-feira, 29 de julho de 2015

O caçador de pipas, de Khaled Hosseini




Titulo: O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
Editora: GLOBO
Ano: 2013



Amir, garoto do Afeganistão que perdera a mãe ao nascer, Vive com seu pai, em Cabul, e com Ali e seu filho Hassan, que é o seu melhor amigo e criado da família. Rahim Khan que o adora e o defende, quando o pai questiona seu jeito diferente de ser; Amir é um garoto que fantasia e escreve historias, e assim conquista ainda mais a atenção de Hassan, que já é seu fã.

Nos fins do inverno, em Cabul, acontecia um torneio de pipas e esse dia, que era pra ser o melhor de sua vida, acabou sendo o que mudou toda a história. Nesse dia Hassan mostrou sua lealdade, ao se oferecer para caçar a ultima pipa derrubada por Amir. E ao questionar sua atitude, Amir é surpreendido ao ouvir:

“Por você, faria mil vezes.”

Ao ir de encontro a Hassan, depois de horas de espera, Amir se depara com a cena que o fará infeliz por muitos anos, Assef e mais dois amigos cercando Hassan, Assef era uma criatura abominável e metido a valentão, que prometera “pegar” Hassan e Amir quando tivesse oportunidade. Hassan preferiu pagar o preço, da dor e da vergonha, do que não cumprir a palavra pra uma pessoa que não teve coragem de impedir a sua tortura. As coisas ficaram ainda piores, quando Amir, deu um jeito de despachar Ali e Hassan da sua vida, por medo de assumir a sua covardia.

Uns anos mais tarde, Amir e seu pai, fogem de Cabul e adotam a América como novo lar, fugiram assim que começaram os ataques dos talibãs, deixando tudo para trás, e lá Amir teve a chance de recomeçar, de amar e de viver com seu pai, até os últimos dias de sua vida. Foi em San Francisco que Amir se tornara escritor e conhecera Soraya, a mulher da sua vida.

O tempo foi passando e era inevitável não lembrar o passado e de todo mal que causou. E foi ai que ele recebera o telefonema, de Rahim Khan que o fez a proposta de, “Ser bom de novo”, concertar os erros cometidos. E assim Amir aceita e vai aventurar-se, conhecer um Afeganistão, marcado pela dor e sangue de gente inocente, e enfrentar seu maior inimigo, em busca da sua segunda chance, descobrindo coisas de sua vida que foram ocultadas por muito tempo. E conhecer o preço da deslealdade e covardia.

Esse livro é uma historia de amor, companheirismo e lealdade. Todo mundo tem que conhecer essa historia. Leia esse livro e te tornarás mais humano.



Um comentário: