sexta-feira, 4 de maio de 2018

A Química - Stephenie Meyer






Título: A Química
Autora: Stephenie Meyer
Editora:Intrínseca
Ano: 2016
Paginas: 495

Lançado em novembro 2016, A Química é o segundo livro voltado para o público adulto da escritora americana Sthephenie Meyer. Saindo completamente da mitologia vampiresca do universo da saga Crepúsculo, pelo qual a autora se tornou conhecida, é através de seu mais novo lançamento que Meyer nos insere em uma história ficcional em que a luta pela vida e o melhor que ela pode oferecer é o ponto central.
A história gira em torno da ex-agente de uma organização secreta do governo dos Estados Unidos (tão sigilosa que não possui nem nome), Juliana Fortis, formada em medicina e especialista em conseguir informações através de “torturas limpas” e pesquisas secretas demais para o seu próprio bem. Depois da morte de seu parceiro de laboratório, Dr. Barnaby, ela sabia que viriam atrás dela em um momento ou outro e, para proteger a si mesma, foge de sua vida, deixando pessoas furiosas atrás dela que a querem morta.
Após três anos de fuga contínua, duas vezes o “departamento” quase a alcançou, mas, sempre precavida, conseguira escapar deixando o mínimo de rastros para trás. Um dia ela recebe uma mensagem de seu antigo superior lhe convocando para uma reunião, ainda que temerosa ela se apresenta a Carstson e recebe a missão de interrogar um homem acusado de querer soltar uma arma biológica por toda costa do país, se o ajudasse sua dívida com o “departamento” estaria  quitada e ela estaria livre das perseguições.
O que Juliana, ou melhor, Alex não sabia era que estava se metendo em uma enrascada maior do que o previsto por ela. Daniel Beach não correspondia em nada aos arquivos que havia recebido de seu antigo chefe e todos os meios que conhecia de torturas químicas não surtiam o efeito esperado. Daniel permanecia em silêncio, sobre os planos da arma biológica.
É neste momento que as coisas começam a se complicar, no meio de suas tentativas de desvendar os segredos que pareciam não existir daquele homem estranhamente amistoso, Alex tem um encontro quase que fatal com o irmão gêmeo de Daniel, Kevin Beach, ex-agente da CIA e até então morto e que não estava nos arquivos recebidos.  Depois de lutarem percebem que estavam sedo utilizados como marionetes tanto pela CIA quanto pelo “departamento” de Alex e que Daniel era apenas um meio de fazer com dois escorpiões se enfrentassem. Os dois decidem então trabalhar juntos para pôr um fim nas ameaças que os dois estavam sofrendo.
E como não poderia ser um livro de Stephenie, precisamos de um pouco de romance, Alex e Daniel se veem  completamente atraídos um pelo outros, mas a vida de fuga e medo constante não facilita em nada a vida de ambos, e uma amizade inesperada por Kevin fazem com que a vida fugindo de riscos vire completamente para uma corrida em direção a eles. Daniel e Kevin se tornam os fardos de Alex. A médica pragmática que não sabia  como lidar com pessoas ou como se comportar diante delas foi deixada para trás.
De modo geral a história é bem envolvente em suas descrição e cenas. A autora criou mais uma personagem feminina forte  e decida de habilidades particulares que luta por aqueles que ama acima de tudo, mas, tenho que admitir, que a problemática não é tão cativante como em A hospedeira (primeiro livro adulto da autora), achei que o desfecho da história deixou um pouco a desejar, ainda assim, recomendo a leitura.

Frases que destaquei durante a leitura:
“Medo da perda e medo de ter, porque isso possibilitava a perda”
“Às vezes, a gente se agarra a um erro simplemente porque levou tempo demais para cometê-lo”
Por Íris Constantino.

Conheça  os outros livros da autora:
A Hospedeira
A saga Crepúsculo:
Livro 1: Crepúsculo
Livro 2: Lua nova
Livro 3: Eclipse
Livro 4: Amanhecer
Livro extra: A breve segunda vida de Bree Tunner

Nenhum comentário:

Postar um comentário